quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Jovens e a igreja de hoje


Vivemos numa época em que os jovens querem mudar o mundo e adequá-lo a sua forma de viver. Mas isso não é de hoje, anos atrás era assim também, nossos pais quiseram fazer o mesmo.

Fazendo uma análise sobre o comportamento dos jovens evangélicos, observei que uns poucos lutam para mudar alguns costumes da igreja, o fato de não concordarem com alguns preceitos, que de acordo com a sua visão, acreditam estar ultrapassados.

Conhecemos a Bíblia e entendemos pelo Espírito Santo ser é um livro atualíssimo. No passado orientava os crentes a viverem conforme a vontade de Deus. Muitos deles morreram para que este maravilhoso livro chegasse a nossas mãos são e salvo, para fazermos dele o nosso orientador diário.

Diante desta informação tão valiosa não posso duvidar da atualidade do Livro Sagrado.

Quando era jovem tinha um grupo de amigos, tínhamos gostos semelhantes, principalmente as bandas de rock. Quase todos os fins de semana saíamos para curtir os shows evangélicos, pulávamos e dançávamos na presença de Deus. Depois de colocar toda aquela explosão jovial para fora, voltávamos para casa bem leve, o sono era até melhor. O culto de domingo ficava bem mais especial.

Temos que ter a sabedoria de saber fazer as coisas nos lugares certos, a minha congregação não me permitia adorar a Deus da forma que eu O reverenciava num show, nem por isso eu nunca critiquei o meu pastor ou a disciplina imposta por ela (a Instituição). Com meus irmãos na minha igreja onde congregava, eu adorava de um modo digamos assim “mais comportado” e nos shows “com toda liberdade permitida pelo Espírito Santo para adorá-lo”.

Como está escrito “Mas faça-se tudo decentemente e com ordem” (I Cor. 14:40).

O que seria isso?

Se eu pular na igreja ou der um grito “Hu! Huuuuuuuu!”, provavelmente vou escandalizar meu irmãozinho e os visitantes. Porém, se eu fizer o mesmo em um grande evento, encontrarei outros irmãos com o mesmo pensamento, e em hipótese alguma vou escandalizá-lo. E se não é escândalo, logo, não é pecado.

Jovens façam como está escrito em Eclesiastes 12:1 “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento”. Não deixe de viver, não deixe de sair, sorrir, brincar, se divertir e muitas outras coisas mais. Viva sem ter medo de viver, daqui a pouco tudo isso vai acabar e talvez você não tenha aproveitado nada, mas sem se esquecer em momento algum do Pai dos céus.

O mundo, este sim deve ser mudado, da sua vã filosofia de vida, na qual as pessoas pensam no seu bel prazer de viver sem se preocuparem com o futuro ou com o próximo. Somos diferentes e como tais devemos mudar o mundo, com o amor deixado de uma forma explicita por Cristo na cruz. Através do amor sim devemos mudar as pessoas, eles não conhecem o amor de Deus.

Em eclesiastes 1:4 diz: “Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece”, tudo vai passar, tudo vai ser esquecido, muitos não vão ser lembrados a não ser que faça algo extraordinário e fique marcado nos anais da história. O mesmo vai acontecer com os cristãos de hoje, por isso a importância de fazer com que a igreja cresça, mesmo se não for lembrado pelos homens, uma coisa é certa, no livro da vida o qual só o Pai tem, o seu nome vai estar lá e ninguém pode tirar, melhor, é impossível Deus esquecer o seu nome e os atos de obediência praticados por você.

Devemos fazer tudo para o engrandecimento do nome de Deus “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” I Cor. 10:31.

Nascemos para ser livres, mas é preciso se adequar as circunstâncias. Não é preciso sair igual a um louco tentando modificar o que está certo, é necessário somar as forças da juventude com a experiência dos mais maduros e assim fazer um time forte, com habilidade e inteligência.

Se assim o fizermos teremos uma igreja mais sólida e resistente aos impactos do mundo atual. Caso contrário só os cacos para quando Cristo voltar juntar. Sejamos um, sem divisões, apenas com o único desejo de transmitir para este “Mundo Moderno” a verdade escrita a milhares de anos atrás e que nunca se tornou ultrapassado.


--
Sérgio Krus`t
DEUS É FIEL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário