SENTE-SE
Êxodo 2:15 - "5 E quando Faraó soube disso, procurou matar a Moisés. Este, porém, fugiu da presença de Faraó, e foi habitar na terra de Midiã; e sentou-se junto a um poço".
Introdução: Descobrindo-se altamente qualificado para ser absolutamente inútil, Moisés segurou as vestes reais e correu como um coiote assustado. Será que foi embora a pé ou pulou no lombo de um cavalo, pegou emprestado um carro real e rodou até que as rodas caíssem?
As Escrituras não dizem. Sabemos apenas que ele "se deteve na terra de Midiã; e assentou-se junto a um poço"(Êx 2:15).
Você imagina como seria este deserto? Alguns historiadores dizem que ele tem a aparência do planeta Marte,um lugar sombrio, desolado, árido, areia quente e cascalho, pontuado de rochas escarpadas, com um ou outro arbusto raquítico de algum modo ainda preso à vida.
Você consegue visualizar Moisés tropeçando em meio a essa terra desolada, as roupas feitas sob medida prendendo nos espinhos, avançando cegamente em meio as pedras meio submersas, escolhendo o caminho nesse deserto angustiante?
Moisés não caminhava feliz pelo deserto cantando alguma coisa. Era um fugitivo atemorizado e desiludido, fugindo para salvar a própria vida.
Sua educação primorosa de nada lhe valia a essa altura. Suas vitórias militares pareciam vazias. Graças a seu ato de violência, esses mesmos militares queriam matá-lo. Ele provavelmente lamentou em seu íntimo a cada passo por sua atitude inoportuna, dizendo coisas como: "Minha vida acabou. Deus nuca, nunca, vai fazer uso de mim. Estou completamente acabado".
Ele estava errado, é lógico. Seriam, entretanto, necessários muitos anos penosos antes que assimilasse plenamente esse fato.
Desenvolvimento: É possível que você esteja nessa situação no momento em que lê estas palavras. Moisés viveu há milhares de anos, mas a situação que descrevi pode parecer tão contemporânea para você quanto o pão amanhecido em sua cozinha. Você diz: "Trabalhei tanto. Tentei tantas coisas. me esforcei incansavelmente, mas não cheguei a lugar nenhum. nada deu certo. É o fim".
Acredite ou não, você pode estar mais próximo do que nunca de um avanço espiritual em sua vida.
Gostaria de destacar dois pontos:
1. Quando a vida do "eu" segue seu curso, acabamos num deserto.
Você não desistir de correr na carne até chegar às dunas áridas e infinitas. Quando finalmente as alcançar, quando estacar à sombra desprezível de uma rocha calcinada pelo sol, dirá a si mesmo: "Será que Deus vai fazer uso de mim um dia? E ficará ali sentado.
Você notou onde Moisés se sentou? A Bíblia nos diz que foi "junto a um poço". Isso não perece significativo?
2. Quando a vida do eu finalmente se assenta, o poço de uma nova vida está próximo.
Quando aprenderemos isso? Pessoas altamente qualificadas, capazes, preferem ficar em movimento; sentar-se é algo contra sua natureza.
Todavia, quando aquele quebrantado quarentão chamado Moisés finalmente se deixou cair ao chão no final de uma existência autogerida, encontrou água fresca bem ao lado dele.
Conclusão: Moisés estava fora de contato com Deus e então fugiu, cruzou o deserto que havia entre ele e a fronteira oriental; passou pelos desfiladeiros da montanha da península sinaítica, ao longo dos quais em anos posteriores ele guiaria seu povo; e, já cansado sentou-se afinal junto a um poço na terra de Midiã.
Experiências desse tipo acontecem com todos nós. Avançamos apressados, pensando vencer tudo à nossa frente; damos alguns golpes no ar; somos surpreendidos pelos desapontamentos e recuamos; tememos o primeiro sopro da reprovação humana; fugimos da cena para nos esconder, desgostosos.
Escondemo-nos então do orgulho humano no segredo da presença de Deus. Ali nossa visão se torna nítida; o lodo desaparece da corrente da nossa vida...A vida do "EU" morre; nosso espírito bebe do rio de Deus, onde a água é abundante; nossa fé começa a agarrar-lhe o braço, para ser o canal da mannifestação do seu poder.
E assim emergimos finalmente para ser a sua mão que conduz em Êxodo.
Por isso, escute!
Sente-se. É isso mesmo, meu amigo, SENTE -SE!!!!
Você correu bastante. Ficou de pé muito tempo. Lutou, forçou e manipulou seu caminho por um período demasiado longo.
Deus finalmente atraiu sua atenção. Ele está dizendo: DESISTA! PARE! DÊ-ME O CONTROLE! Fique sentado na areia quente do deserto onde se Encontra.
Veja o que está AO SEU LADO. É um poço, cheio de água fresca. Em breve, Deus vai se comprouver de levantar o balde e refrescar sua alma.
Fique quieto. Não saia daí.
Talvez pela primeira vez em sua vida adulta, obedeça às palavras Dele: "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus" (SL 46:10).
Cesse todos os esforços. Relaxe. Satisfaça-se com esse poço e beba profundamente dele.
Você está mais sedento do que pensa.
Sente-se!
Extraído do livro: Moisés
Adaptado por: Juliana Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário